((O Rogerio era o seguinte, o Rogerio era um criador e eu acho que a publicidade deve ao Rogerio muito. Deve em criatividade e audácia, porque o Rogerio sempre fez os lançamentos dele na base do humor, contrariando uma tese que a publicidade tem de que humor não vende. E tudo que o Rogerio fez deu certo. Eu tenho uma tristeza muito grande de poder ter o orgulho de ter feito o último comercial que ele criou, os dois últimos: a voz do boi no comercial do Leme e o Papai Noel do NorteShopping. Lamento muito dele ter trocado de carro porque ele gostava de correr, se tivesse ficado com o passatzinho dele, talvez isso não tivesse acontecido. Ele não tinha necessidade de ir naquele festival. E nem havia tanta pressa de chegar no Rio. Eu tinha planos com Rogerio para esse ano... Não, ele não poderia ser diretor de programa porque ele era muito exigente, muito minucioso e esse tipo de trabalho na televisão é um trabalho de carregação, de série. Rogerio fazia modelos, não teríamos tempo de fazer as coisas todas que ele queria. Ele tinha tanta coisa em cima dele que nada seria possível fazer sem que ele largasse a Estrutural. O próprio comercial do Papai Noel que eu fiz em quatro horas, tenho certeza de que se o Rogerio estivesse lá teria demorado nove para fazer. E fiz exatamente o que ele tinha combinado comigo, exatamente o que ele tinha me passado. O comercial foi fei!o do gosto dele, eu tenho a maior certeza. Só lamento demais que a perda dele seja simplesmente irreparável. Perdi, eu, um amigo, um professor, um mestre, um cara muito legal, simples, humilde, audacioso e aventureiró; e perdeu, a publicidade brasileira, a imensa criatividade dele. Quero este livro I»
Chico Anísio Humorista
«A galeria de personagens cômicos de Chico Anísio reúne mais de 100 tipos idealizados e interpretados por ele. Porém, desde o último dia 16, quando com·eçou a ser veiculado o comercial NorteShopping, o humorista aparece, pela primeira vez na TV, vestido de Papai Noel. Mas não se trata de um Papai Noel convencional, porque não tem compromisso com a disposição de trabalhar, já que no ano passado ele se cansou demais e emagreceu em suas andanças à procura de presentes. Para descontar, este ano fará suas compras no novo shopping. Entre as brincadeiras que Chico Anísio fez durante as gravações, uma foi a de que não poderia interpretar com mais garra o Papai Noel. E completou: «Pra sair melhor do que isso, só o Lima Duarte. Mas aí o preço seria outro. Bem mais caro... »
O «Natal do Bom Humor», como é intitulado o.comercial, foi o último trabalho de Rogerio Steinberg. »
Técnica: assinatura musical NorteShopping.
Eliane Martins
Coluna Câmera & Ação
O Dia - Jornai da Televisão, 23 de novembro de 1986