Desconfiança.
Um anúncio que saiu nos três últimos dias nos jornais, dizendo apenas «Frente Ampla para Mudança», conseguiu mobilizar todos os partidos políticos do Rio na última semana. Ninguém sabia ao certo do que se tratava, chegando-se a ponto de o PDS desconfiar do PTB, de o PMDB suspeitar do Pf e de o PDT ficar com o pé atrás em relação a todos os adversários. Sondou-se, discutiu-se cada uma das possibilidades, averiguou-se em profundidade, desaguando cada' uma das investigações numa hipótese mais absurda que a outra.
A ninguém ocorreu que poderia tratar-se simplesmente de um teaser para a campanha de lançamento de um empreendimento imobiliário. O que , sem nenhum envolvimento político, está acontecendo desde ontem, em grande estilo.
Jornal do Brasil, 24 de outubro de 1982
Quem assistiu às chamadas pela televisão, jornais e outdoors- «Frente Ampla para Mudança»- durante toda a semana não podia imaginar o que estava por trás. Animada pela Lei Falcão, que proíbe o acesso dos'candidatos aos meios de comunicação de massa, a agência publicitária Estrutural preparou a campanha de lançamento de um edifício na Tijuca tomando por base os cinco candidatos ao Governo do Rio de Janeiro, reunidos para um debate.
Só que quem está no vídeo - com três inserções no horário nobre durante duas semanas - são os atores Golias, no papel de Leonel Brizola; Paulo Silvino, no de Miro Teixeira; Costinha, no de Moreira Franco; Santa Cruz, no de Lysâneas Maciel e Berta Loran, no de Sandra Cavalcanti.
Com um texto de venda em cima das plataformas e palavras de ordem dos candidatos, o anúncio satiriza a mudança de partido feita por Moreira Franco quando diz que, de metrô. (referência ao poder federal), ele «vai para a direita, esquerda e centro». Já Brizola é lembrado pelos gestos largos, sotaque gaúcho e o eterno chavão do «leite para as criancinhas». Berta Loran é perfeita nas instruções de como se deve arrumar a casa:
-Como dona-de-casa, minha prioridade é o abastecimento. Com a praça Saens Pena e supermercados ao lado, agüento qualquer pacote- repete ela.
Para fazer Miro, Paulo Silvino compõe o tipo com a ajuda de uma lapiseira na mão e declara: «No meu programa vai ter sauna, vôlei, piscina, enfim, um programa que vai melhorar o meu estado». Nisso emenda Golias, falando: «Programa é para crianças. Tem escolinha de arte com professora. Horta e jardim. Só não tem curral, mas assim que entrar eu faço uma reforma».
O criador do anúncio, Rogerio Steinberg - atual Melhor Publicitário do Ano, segundo a Associação Brasileira de Propaganda ----; está acostumado a tirar do dia-a-dia os ganchos para suas campanhas publicitárias, vide seu último sucesso, também para um lançamento imobiliário, em cima do enlatado exibido pela TV Globo, Ilha da Fantasia.
- É evidente que o anúncio é só uma sátira, sem interesse algum em fazer críticas veladas ou não a qualquer um dos cinco candidatos. Eu procurei pescar, em cada um, sua característica mais marcante e o anúncio foi feito de modo a criar um tititi prévio, com a simples exibição das chamadas, sem nenhuma explicação. Acho que o impacto sobre as pessoas vai ser grande - afirma.
Desfechada na sexta-feira, em cadeia nacional, a campanha do prédio da Servenco, na Tijuca, teve um orçamento de Cr$ 50 milhões. Produzido pela Globotec (subsidiária da Globo) e dirigido por Aluísio l.egey, diretor dos especiais da emissora, o anúncio só vai ao ar daqui a duas semanas, quando a construtora espera ter vendido todos os 122 apartamentos».
Débora Chaves
Á campanha política inspira a publicidade de TV
Jornal do Brasil, Suplemento TV, 24 de outubro de 1982
...Outras agências deste país tropical deram uma tremenda demonstração de poder criativo - dissolvido em bendita modelagem ----, tirando partido do clima eleitoral que sensibilizou toda a Nação, a serviço dos seus clientes, nesse vale tudo emocional pela conquista do mercado onde a ocupação de espaços é questão de vida ou morte para o futuro de qualquer negócio.
A Estrutural, por exemplo, integrou os cinco eloqüentes candidatos ao Governo do Estado numa certa Frente Ampla Para a Mudança: representados por cinco atores famosos, eles apresentaram, no mesmo tom e no mesmo jeito peculiar de comunicar eleitoral, as vantagens e qualidades de um lançamento imobiliário da MG-500/Servenco na Tijuca. Foi um comercial de grande poder de fogo, filmado com a remontagem do cenário em que os candidatos travaram o debate na Globo.
Em matéria de jogo de cintura e imaginação, somos imbatíveis. Sobretudo depois de ungidos, todos, com os talentosos santos óleos da abertura.
Genilson Gonzaga. Coluna Marketing em Ação.
Revista. Bolsa. n.O 568 22/novenlbro/1982.