•••Falo do anúncio que ficou mais conhecido como o comercial do Mauro Mendonça, aquele que vendia 'o outro apartamento sem quartos' e que fazia as pessoas correrem para a televisão para vê-lo de novo. Não que todas estivessem exatamente interessadas em comprar apartamento. Ou pode ser até que estivessem. Mas era muito mais para rever o filme, bem feito, engraçado, realidade e fantasia se misturando com extrema magia, trazendo uma técnica absolutamente nova que surpreendia e superava os outros filmes no gênero. Quando você pensava que era ao vivo, lá vinha o desenho. E quando você achava que ia continuar no desenho, virava realidade. Taí uma concepção diferente em comerciais de tevê. A idéia veio da Estrutural e da cabeça de seu diretor de criação, Rogerio Steinberg, que é quem explica a complicada técnica:
-Foi uma trucagem sofisticadíssima e raríssima no Brasil. Tanto que o pessoal da TV Globo- sempre tão atualizado no assunto- telefonou para saber como tinha sido feito esse truque. Foi muito trabalhoso. A gente fez o roteiro e filmou as cenas reais. Depois, destacamos cada quadro em que o Mauro Mendonça estava. Separado, fizemos o desenho animado e fizemos também os quadros que serviriam de fundo. Por fim, filmamos os três juntos, quer dizer: as cenas do Mauro, o desenho e o fundo, superpostos. Foi isso. Técnica nova, difícil de contar com palavras!
...Foi assim que a MG-500/Servenco- um comercial feito com pouco dinheiro e muita criatividade e técnica - nos mostrou 60 segundos agradáveis e ainda aquela belíssima caricatura do Mauro Mendonça. Será que ele gostou? Fui saber. Ele: - Claro! Foram muito felizes. Gostei sim e até achei engraçado. Não é que conseguiram captar direitinho todo esse meu jeitão... !
Lúcia Leme
Fantasia e realidade no outro apartamento sem quartos.
Revista Amiga, dezembro de 1979